Extinção/Preservação

A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas (desapareceram) como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos.

A relação na vida entre as espécies de animais (e outros seres vivos como as plantas) e a dependência de umas em relação às outras, chamamos de Biodiversidade. Cada espécie desempenha um papel e o conjunto de todas as espécies é essencial à manutenção e funcionamento da Natureza.


A Extinção é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. Esse desaparecimento significa que essa espécie nunca mais vai voltar a viver! O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie :(
Os animais em vias de extinção (quase a desaparecer) são de várias espécies, vivem em diferentes habitats e em diferentes continentes


            Algumas espécies de animais acabam por desaparecer devido a várias razões:

·        Quando os animais são mortos por outros animais, incluindo o Homem, sem controlo, para razões que não são a de alimentação.
Ex. O Homem caça as focas somente por causa das suas peles.

·        Destruição do seu habitat pelo Homem (local onde vive o animal).
Ex. As florestas são destruídas pela madeira das árvores e os animais não têm o que comer e onde viver.

·        Poluição das zonas onde vivem os animais.
Ex. Quando as casas e as indústrias deitam lixo para os rios, os peixes e outras espécies acabam por morrer.

·        Invasão de espécies em habitats de outras espécies.
Ex. Quando o Homem leva alguns animais, de uma espécie que se alimenta de ratos, para um local onde outra espécie também se alimenta, pode acontecer que a espécie de ratos desapareça e a outra espécies que se alimenta deles também. 

·        O Trafico de Animais feito pelo Homem para ganhar dinheiro.
Ex. O Homem tira animais do local de onde vivem para os vender noutros locais.